sexta-feira, 19 de maio de 2017

BOLETIM SEMANAL DO PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL (PTN-19) NA BAHIA.


Sidninho convida população a debater terceirização da merenda escolar


A polêmica terceirização da merenda das escolas municipais de Salvador é tema de audiência pública nessa sexta (19), a partir das 9h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Sidninho (PTN/Podemos) diz que “a terceirização não garante a qualidade e dificulta a fiscalização dos órgãos de controle da alimentação escolar. Além disso, precisamos tomar conhecimento de como foi feito o processo licitatório”.

O edital de licitação foi lançado pela prefeitura e a Comissão decidiu abrir o tema ao debate público porque “o governo municipal acaba com o sistema centralizado que garante o controle da qualidade, armazenamento, transporte e fornecimento das refeições  e passa a beneficiar uma empresa envolvida em denúncias de improbidade administrativa, sem considerar a dispensa de centenas de merendeiras, por exemplo”, alfineta o vereador, se referindo à Nutriplus, empresa vencedora da licitação e investigada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.




Alex Lima pede reforço na segurança dos municípios do Litoral Norte


Preocupado com os recentes casos de homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) na região do litoral norte baiano, o deputado estadual Alex Lima (PTN) tem pedido reforço na segurança pública do local. Segundo ele, a população tem sofrido com os ataques criminosos, o que tem prejudicado o comércio e a rotina dos moradores. “Uma onda de assaltos e homicídios tem invadido o litoral norte, deixando a população tensa e, inclusive, alguns alunos sem aula, como ocorreu na última segunda-feira (15), em Esplanada. Precisamos reforçar a segurança para que as atividades ocorram normalmente e a população não fique refém da criminalidade”, disse o deputado.

Desde o último dia 10, casos de violência tem sido registrado em diferentes cidades da região. Em Esplanada, o assassinato de Pedro Santos da Silva, conhecido como Pedrynho Schimidt, durante uma tentativa de assalto, provocou revolta e comoção na cidade. Em Aporá, três homicídios foram registrados em menos de 24 horas. Em Acajutiba, dois assassinatos ocorreram em menos de 12 horas, na entrada do Canatubia e na Rua Souza Brito em frente ao Colégio Carlos Barros. No município de Entre Rios, um criminoso morreu com a própria arma e deixou o comparsa ferido, durante uma tentativa de assalto na comunidade de Cabuçu. E em Rio Real, uma troca de tiros foi registrada na localidade do Loreto, deixando uma vítima fatal.

Representante do Litoral Norte na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Alex Lima pediu reforços ao governo do estado, através da Secretaria de Segurança Pública, com o objetivo de aumentar o policiamento efetivo da região e garantir a segurança de moradores e visitantes. “Faço um apelo ao secretário de segurança, Maurício Barbosa, e ao comandante da Polícia Militar, Anselmo Brandão, para que reforcem o policiamento do Litoral Norte, sobretudo nas zonas rurais e pequenas propriedades. Não podemos permitir que uma região tão importante para a economia e turismo da Bahia seja prejudicada pela violência”, afirmou o parlamentar, que já pediu a instalação de um Batalhão Turístico na região. “Sei o quanto moradores têm sofrido e o turismo local tem sido prejudicado por conta da criminalidade. Um Batalhão Turístico nos ajudaria muito neste sentido”, completou.



Bacelar se reúne com centrais contra reforma da Previdência


O deputado federal Bacelar (PTN-BA) se reuniu, nesta terça-feira (16), com todas as centrais sindicais do país. Em pauta, a reforma da Previdência, que avança na Câmara. Bacelar defendeu que a manifestação das centrais é importante para estimular a mobilização popular, com o objetivo de barrar a perda de direitos dos trabalhadores . “Nós temos que nos juntar, fazer pressão para que esta matéria não seja aprovada no plenário da Casa. A mobilização é um ato em defesa dos mais pobres. Essa reforma é um atentado aos direitos dos trabalhadores assalariados”, disparou. O parlamentar disse que a união do movimento sindical, com o apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dos parlamentares da minoria, é capaz de derrotar a proposta. “Nós precisamos mostrar à sociedade que estamos juntos, unidos, e que nosso movimento tem poder. O apoio das congregações também é extremamente importante. Não podemos deixar que o divisionismo proposto por Temer, quando visita as congregações, enfraqueça o movimento. Vamos subir à tribuna para dizer não à reforma da Previdência “.



Escola em Paripe pode ser reconstruída após pedido de Bacelar


O Colégio Maria Odete Pithon Rainal pode ganhar, em breve, obra de ampliação e recuperação. A unidade funciona, hoje, em um prédio alugad no subúrbio de Salvador. A pedido do deputado federal Bacelar (PTN), o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, enviou equipe para uma vistoria técnica ao local, nessa terça (16). A equipe vistoriou também o terreno doado pela Associação do 2º Distrito Naval para a construção de um grande colégio de ensinos fundamental, médio e cursos profissionalizantes. “O sonho de uma comunidade inteira que pode ser viabilizado. A avaliação técnica é só o começo”, comemora Bira da Saúde, suplente de vereador pelo PTN/Podemos, ao lado de André Araujo, outro suplente da legenda. Participaram da reunião ainda, Jonilton Passos e Vagner, diretores da Associação de moradores, Augusto, liderança local e a diretora do colégio, Ester Marinho. “A sensibilidade do governador Rui Costa aos pleitos da Educação, nos motiva a imaginar sempre um futuro melhor para nossos jovens, especialmente os mais carentes”, reforça o deputado Bacelar.



Sidninho questiona falta de fardamento e merenda em escolas municipais


O vereador Sidninho (PTN), reforçou nessa segunda (15), a denúncia dos pais de alunos de escolas municipais de Salvador,  indignados com a falta de uniforme que até agora não chegou até os estudantes.

“Conversamos na semana passada com a secretária Paloma Modesto que reconheceu a deficiência mas não estipulou prazo para solucionar o problema. Como é que as crianças ficam?”, pergunta Sidninho que é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

Segundo o vereador, as famílias denunciaram o fato e mostraram que foram surpreendidas com a cobrança das diretoras para que os alunos frequentem as aulas usando bermuda jeans. “Mas nem sempre é possível comprar. Muitos pais estão desempregados e retirar qualquer quantia é sacrificante. É o dinheiro para alimentar a família. Os alunos não têm espaço para reivindicar diretamente. Mas nós temos consciência quem são os responsáveis em comprar e distribuir o uniforme. Por isso, temos que exigir respostas da prefeitura”, argumenta.

Sidninho enfatiza que a realidade da falta de uniforme e também de merenda nas escolas públicas do município é gritante, e nem mesmo uma emissora de televisão ligada ao grupo governista conseguiu evitar a situação e teve que cumprir a pauta, já denunciada por outros veículos de comunicação “É uma falta de respeito, descaso total para com nossas crianças e adolescentes”, diz.

“Como se não bastasse, a secretaria de educação quer terceirizar a merenda. A Comissão de Educação está atenta ao processo e decidiu promover uma audiência pública para discutir o tema, na próxima sexta-feira. O que está acontecendo é uma afronta”, alerta.



Bacelar destaca preocupação de Rui com a saúde dos baianos


O deputado federal Bacelar (PTN/Podemos) acompanhou o governador Rui Costa, nesta sexta-feira (12), na visita à Alagoinhas, onde foi assinada a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional, no município, localizado no litoral norte.

Bacelar destacou que a obra é uma antiga reivindicação dos moradores das 18 cidades da região, que serão beneficiadas com a oferta de serviços de saúde.

“Visitamos sempre essa região e percebemos a dificuldade de muitos moradores em se deslocar para longe de casa, em busca de atendimento médico ou exames mais complexos. Agora, vai ficar mais fácil. Agradecemos ao governador por responder à nossa solicitação, com a construção da Policlínica, que vai atender mais de 550 mil pessoas. Isso mostra a preocupação de Rui com a saúde dos baianos”.

O governo do estado já está construindo quatro policlínicas, nos municípios de Jequié, Teixeira de Freitas, Guanambi e Irecê.



Um grande presente para toda a região, diz Alex Lima sobre Policlínica de Alagoinhas


Presente no ato de assinatura da ordem de serviço para construção da Policlínica Regional de Alagoinhas, o deputado estadual Alex Lima (PTN) disse estar satisfeito com a obra, que irá beneficiar quase 20 municípios da região. “Investimentos em saúde são sempre bem-vindos e a Policlínica é uma grande conquista. O Litoral Norte e a região Agreste da nossa Bahia merecem esse presente”, disse o parlamentar, ressaltando o compromisso do governador Rui Costa (PT) com a saúde dos baianos. “Apesar da crise financeira que enfrentamos no país, o governador continua trabalhando para garantir o bem-estar de todos e honrando seu compromisso com a regionalização da saúde”, afirmou.

O investimento previsto nas obras da policlínica é de cerca de R$ 24 milhões, entre obras e equipamentos, beneficiando a população de Alagoinhas e os municípios circunvizinhos, como Acajutiba, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias. “A região está em festa e eu só tenho a agradecer ao governador Rui Costa e ao secretário Fábio Vilas-Boas pela atenção que garantem à todos nós. Tenho certeza que os moradores dessa região estão muito satisfeitos com o início desta obra”, completou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário