terça-feira, 16 de maio de 2017

PREFEITURA DE BARREIRAS/BA RETOMA A REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA E OUTRAS CIRURGIAS NO HOSPITAL MUNICIPAL EURICO DUTRA.

Por Yonara Alves
Da Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Barreiras - Bahia 

A população de Barreiras comemora desde o inicio do mês o retorno das cirurgias gerais feitas no Hospital Municipal Eurico Dutra, como: urologia, vesícula, varizes, hérnia, nas especialidades de otorrinolaringologista, cirurgias ortopédicas, oftalmológicas e cirurgias pediátricas.

A novidade agora é que todas as terças-feiras serão realizadas as cirurgias de catarata, conforme o calendário interno da Secretária Municipal de Saúde. Somente nesta terça-feira, 16, foram feitas seis cirurgias. De acordo com a Coordenadora de Cirurgias eletivas, essa rotina será realizada toda semana conforme a demanda do município.


“Muitas pessoas estão na espera há mais de dois anos por essas cirurgias, e agora, os moradores de Barreiras terão um dia específico conforme o cronograma interno, para fazer a cirurgia de Catarata nas terças-feiras no Hospital Eurico Dutra. É uma conquista no que diz respeito à saúde no nosso município, pois contribuirá para os paciente que têm suas atividades diárias prejudicadas por falta desse serviço”, disse Ana Paula Miranda.

Conforme o médico oftalmológico, Samuel Reis, a catarata é a opacificação do cristalino, que vai causando a perda da transparência que dificulta a luz chegar à retina e a visão vai diminuindo. O tratamento é cirúrgico, essa cirurgia é simples e a recuperação é rápida.


“A cirurgia de catarata leva cerca de 30 minutos, ela é simples porque envolve muita tecnologia. É importante o paciente fazer o repouso necessário, evitar pegar peso, fumaça, poeira, fazer o uso corretamente dos medicamentos para a recuperação e comparecer a revisão no pós operatório”, destacou Samuel Reis.

Esperando há dois anos na fila, seu Antônio Silva, 68 anos, realizou hoje a cirurgia de catarata. “Com o passar do tempo perdemos um pouco da visão, nos limita em fazer coisas simples como andar sozinho, meu sonho é voltar a enxergar como antigamente”, falou emocionado.


A Secretaria Municipal de Saúde, informa que o procedimento para realizar essa cirurgia, deve no primeiro momento, o paciente fazer uma consulta oftalmológica com encaminhamento da necessidade da cirurgia de catarata, ter em mãos xerox e original dos documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS. Toda essa documentação deve ser entregue na Coordenação de cirurgias eletivas na própria Secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário